segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sem pedido e com amor

Fechar os olhos. Como voltar no tempo. Relembrar. Reviver. Lembranças. Nem todas boas. Mas todas minhas. Nossas lembranças. Nossa história. Contratempos mil. Às vezes me pego pensando em como poderia descrever nosso relacionamento, com verdade mas sem magoar ninguém. Por outro lado, demonstrando que estamos juntos, afinal. E vou plagiar uma noivinha casadinha, a Tamara, que soube escrever com tanta delicadeza: "Nossa história começou em um tempo" não "tão distante com muita irresponsabilidade, muita dor de cabeça e muito amor para persistir apesar de tudo e de muitos." E foi exatamente assim. Muita teimosia, muita vontade de estar junto, de conviver com diferenças mil e com semelhanças sem tamanho.

Nosso noivado não teve pedido, nem anel e nem o noivo ajoelhado aos pés da noiva. Não que a noiva não quisesse, e não que a noiva não fale diretamente ao noivo que ainda quer isso. rsrs Mas nem sempre pedidos são necessários. Tem vezes que parece que as coisas não estão progredindo, que não há como progredir. E nessas horas é preciso dar uma forcinha para a vida. A forcinha quem deu fui eu. Ele veio com a calma, a aversão às mudanças. Mudanças que eu insisto em impor, em fazer.

Três anos fazem que estamos juntos. E nunca imaginei que estarei aqui. Também nunca imaginei que não estaria aqui, que estaria em outro lugar qualquer sem a sua presença. Quando lembro de casamento, de como falávamos disso no início, com toda aquela emoção que só os apaixonados tem para entrar de cabeça em coisas indefinidas como se fossem as mais certas do universo, para falar de todos os assuntos sem ter medo do futuro. Foi exatamente nesse momento, junto com toda a nossa paixão e descobrimento mútuo, que falávamos sobre casamento. Lembro de um deles. Noivo estava viajando, eu estava na hora do almoço, andando pela rua e falando ao telefone com ele. E começamos a descrever o que seria o casamento pra gente. E, inacreditavelmente, era a mesma coisa. Casar em um local ao ar livre, cerimônia no mesmo local da festa. Lembro de ter ficado muito emocionada. Nós descrevíamos, um para o outro, exatamente nossos desejos mútuos, mas sem que soubéssemos. Foi realmente muito emocionante.

Quando começamos a procurar casas de festas, de início comecei a procurar algo parecido com a imagem que tinha de nosso antigo telefonema. Mas nesse tempo acabamos nos perdendo. Sendo sincera, posso dizer que acabei me perdendo. Noivo nunca foi tão ligado nesses preparativos loucos. Para ele um churrasco durante o dia seria perfeito (o que foi terminantemente vetado pela noiva. Imagina se ela ficaria com cheiro de fumaça no cabelo ou receberia os convidados que viriam de chinelo!). Tantas matérias, reportagens, emails do grupo Yahoo Noivas RJ, tantos blogs, tanto de tudo que a noiva se perdeu e voou longe. Tudo tão lindo, cada detalhe tão delicado. No entanto, muitos sonhos tem preço e, o sonho de um casamento também tem, e é bem caro. Provavelmente quem ainda não participou da organização de um casamento não tem idéia de como é trabalhoso, exaustivo e absurdamente caro.

Foi então que nossa ficha começou a cair. Juntamos a isso a conversa da noiva com um de seus padrinhos e ao fato de noiva e noivo serem padrinhos e, finalmente juntos, olharem de bem pertinho esse mundo. Foi então que começamos a voltar em busca de nosso sonho. Casar ao ar livre, com bastante verde, cerimônia e festa em um mesmo lugar.

Lembramos do convite que recebemos semanas antes de comemorar nossa união em um lugar que sempre estivemos, pano de fundo para nossos finais de semana de descanso e paz. Por que não? Nos perguntamos. E foi assim que nossos planos mudaram totalmente. Casar em outra cidade, com outras metas seria brusco demais. Mas teria realmente a nossa cara, como sempre pensamos.

No final de semana seguinte fomos para lá. Precisávamos dizer sim para o convite recebido. E além de tudo, recomeçar uma busca de fornecedores em um local onde não conhecíamos absolutamente nada. Poderíamos contar com a ajuda dos tios do noivo (que, aliás, a noiva já adotou por seus tios também), mas ficar abusando demais não faz parte da característica nem do noivo e nem da noiva. Então isso seria mais um desafio.

Surpreendentemente as coisas aconteceram muito bem. Os tios adoraram e nem imaginaram que a noiva já tinha imaginado tantos detalhes: onde ficaria a pista de dança, a cerimônia religiosa, as mesas dos convidados. Tão bom sentir a felicidade e surpresa boa na voz deles!

E, exatamente, dezoito dias depois já temos o tão desejado lugar dos sonhos. A saga "Em busca da casa de festas dos sonhos" chegou ao fim. Parece inacreditável, mas é verdade. Já temos a casa de festas de nossos sonhos. Na verdade, ainda mais linda do que em nossos sonhos.

Um comentário:

Unknown disse...

Maninha!!
Que delícia esse seu texto!!! Confesso que imaginei as cenas..kk.. Me emocionei...
Lindo, lindo!
E tenho certeza que será o casamento mais lindo do mundo. Pois são vcs!!! Será o seu! Seu dia, seu momento, sua horas, seus minutos!!!
O universo conspira qdo a ente tem bom coração e realmente quer algo!!!
bjinho!!!