quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ser noiva é...


Quando me pego pensando em casamento, parece que sempre foi assim. Mas a verdade é que nem sempre foi assim.

Quando criança lembro de fazer desenhos e planos. Planos compostos por eu e minha filha somente. Sem pai. Sem marido. Sem mais ninguém. Ah, e cachorros. Muitos cachorros!

E, de repente, não mais que de repente, tudo muda. Muda minha cabeça. Mudam meus pensamentos. Mudam meus sentimentos. E parece que isso sempre esteve comigo. Parece que sempre foi assim. A família aumentou. Aumentou em meu coração. Coração com marido, filha e filho.

E foi assim que entrei nesse mundo. De repente. Sem planejamentos. Em maio desse ano me decidi. Na volta de uma longa viagem a trabalho. Não conseguia dormir. Aproveitei para me decidir. Minha cabeça não pára, mesmo quando estou com sono. Naquela hora não tinha mais jeito. E foi assim. De namorados para noivos em um passe de mágicas. Nada de formalidades, anel no dedo ou jantares. Não era preciso. O acordo foi entre corações. Em julho tiramos férias juntos para começar nossa saga: Escolher a casa de festas. E foi então que as coisas começaram a tomar forma. Festa, lua-de-mel, apartamento. Escolhas, escolhas e mais escolhas.

Três meses depois, realmente parece que sempre estive aqui. Minha vontade é só falar sobre casamento. Quando eu estiver quieta, não duvide, estou pensando sobre casamento, sobre algum detalhe fofo, sobre alguma preocupação que só é preocupação na cabeça de noiva. Queria controlar o tempo, o clima, tudo o que não posso. Queria adiantar e atrasar o relógio por vezes consecutivas. Fazer com que todos os dias fossem belos dias de primavera, com o sol a brilhar calmamente, uma leve brisa, talvez algumas nuvens fofinhas só para tingir o céu azulzinho, passarinhos cantando ao longe, cheirinho de jasmim pelo caminho.

Ser noiva é um estado de espírito que parece não ter fim. É ter medo de que tudo isso acabe rápido e não saber mais como viver sem laços, fitas e idéias mirabolantes. É não aguentar mais viver com o tempo se arrastando, querer ver tudo pronto, no lugar. Ser noiva é se solidarizar com outra noiva, com cada pedido para que não chova no Big Day de alguém, se emocionando com cada detalhe. É selecionar um pedacinho de cada festa como se estivéssemos bordando uma colcha de retalhos com muito amor. É chorar, é rir. Mas tudo junto. Tudo ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: